Opinião do momento: novos cinturões da WWE; preguiça? Não!

OM

Após essas novidades acerca dos novos cinturões da WWE, resolvi opinar sobre já que é algo que se trata da minha profissão. Vamos lá no “leia mais”.

Essa semana tivemos a apresentação dos novos cinturões da WWE, primeiro o WWE Universal Championship e agora os Smackdown Women’s Championshio e Smackdown Tag Team Championship.

Durante o Summerslam, quando apresentado o Universal Championship, eu e mais 90% dos fãs não acreditavam no que viram. Uma espera de semanas por um novo cinturão e ele ser idêntico ao WWE Championship só que… vermelho. De início julguei a equipe criativa e de design da WWE de serem preguiçosos, mas após a apresentação dos outros cinturões, eu mudei totalmente de ideia.

Eu como designer gráfico formado, parei e analisei toda essa situação. Agora percebo que a WWE quer dar uma forte identidade a cada brand. Usar o vermelho e o azul para deixar tudo bem marcante e único em suas respectivas brands, o que é certo quando se trata de identidade visual. A WWE como uma das maiores empresas do mundo, tem uma equipe sensacional quando se trata de design, então vejo tudo como uma estratégia e não preguiça.

índice

A WWE quer que quando você olhe para a cor vermelha, o RAW vem na sua mente e assim com o azul e o Smackdown. Nós já vemos isso em pequenos detalhes, como cordas dos ringues e microfones. Agora, nos cinturões.

Poderiam ter criado um design totalmente diferente para os novos cinturões? Sim e a equipe criativa da WWE tem total capacidade para isso, mas quando se fala de identidade, você tem que manter o padrão – quando você olha sua carteira de identidade seu rosto é o mesmo, mas com o tempo ocorre pequenas mudanças, cabelo, barba etc –  e foram o que fizeram: padronizam os principais títulos mas diferenciando-os em pequenas mudanças nas cores; porque isso é manter uma identidade de uma marca seja ela qual for.

Como diria o mestre Steve Jobs, “design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona.” Ou seja, resolver um problema.

O problema que a WWE sentia era não ter algo marcante nas brands e agora encontrou, nas cores e design de cinturões. Nem sempre o “mais bonito” é o melhor quando se trata de design.

Vamos apenas aceitar as novas estratégias da nova era da WWE, não importa se acharemos feio ou bonito, porque creio eu, isso foi só o começo.

Deixe um Comentário

comentário(s)