in ,

Wrestlemaníacos Especial: WrestleMania – O surgimento do maior palco de todos

Entenda como surgiu e se tornou este monstro que é a WrestleMania.

Fala maníacos! Aqui é o Conrado e estamos na semana da WrestleMania! O evento mais importante do ano para o mundo do Pro-Wrestling.

Vocês gostando ou não de Vince Mcmahon, devem admitir que ele foi o cara para que o Pro Wrestling crescesse da forma que cresceu e até do nosso conhecimento pelo esporte, pois acredito que muito de nós entramos para este mundo do Wrestling por meio da WWE.

Vince conseguiu criar um dos maiores eventos atuais do entretenimento e do esporte. A WrestleMania também, é o evento de Wrestling mais longo e bem sucedido na historia. Sua primeira edição foi no dia 31 de março de 1985, no Madison Square Garden em Nova York. Atualmente o evento bate de frente com Superbowl, NBA, e outros grandes eventos esportivos facilmente. Mas, apesar de ter sido Vince a ter a ideia da criação do evento, não foi ele que teve a ideia do nome. Howard Finkel, que bolou o nome “WrestleMania”. Howard está na WWE há muito tempo, desde que a federação se chamava WWWF, trabalhando como Ring Announcer.

Vince começou a ter alguma autoridade dentro da WWF após a saúde de seu pai ficar frágil, isto ocorreu em 1980 e após seu pai morrer em 1984, Vince virou o dono por completo da federação. Ele tinha a ideia de expandir a empresa para outros continentes, pois na época as empresas de wrestling não tinham fama fora dos EUA, era muito difícil ter alguém de fora do país que gostasse de Pro-Wrestling e Vince não concordava com isto e queria expandir o produto, tornar a companhia uma potência nacional, seu pensamento era: Porque se ater a uma região apenas, quando se pode lucrar com uma nação inteira.

Vince então começou a agir, primeiro passo foi ir atrás de grandes nomes e potenciais talentos para expandir a marca da empresa, foi atrás de Hulk Hogan que estava na AWA, Roddy Piper e Junkyard Dog que estava na Mid-South Wrestling. Segundo passo era criar um grande evento, um show que impactasse os fãs e trouxesse novos, então ele teve a ideia de criar um evento de wrestling em circuito fechado de televisão, algo nunca feito antes na época.

Veja também:  Maníacos por Apostas - Resultados: Extreme Rules 2018

Eventos feitos em circuitos fechados, na época eram pagos e visto em um cinema, algo que com o passar do tempo se transformou em Pay-Per-Views onde todos podiam ver em suas casas. A ideia não apenas recebeu uma repercussão ruim entre os lutadores da empresa como também com os promotores de wrestling. As pessoas que apoiavam a ideia eram poucas e distantes que mesmo apoiando, achavam a inovação um tiro no pé e a possível falência da WWF.

Com quase nenhum apoio, Vince precisava investir tudo que tinha para que o show fosse um sucesso e então foi atrás de Mr. T, ator que na época estava em evidência, havia participado de grandes sucessos da época como Rocky 3 e Esquadrão Classe A, e foi atrás também da estrela em ascensão no boxe, Muhammad Ali. E o Main Event da primeira WrestleMania estava criado, Hulk Hogan e Mr. T acompanhando de Jimmy Snuka vs Roddy Piper e Paul Orndorff acompanhado de Bob Orton com Muhammad Ali e Pat Patterson como juízes da luta. Junto com está, a primeira WrestleMania contou com Ricky Steamboat vs Matt Borne, André The Giant vs Big John Studd entre outras.

Está estratégia de trazer estrelas em focos do mundo do entretenimento, ajudou e muito no sucesso da primeira edição da WrestleMania, trazendo muitos fãs novos para a empresa, mesmo sendo um projeto novo e instável. Mas, o sucesso do evento foi enorme tanto financeiramente como com a crítica que adorou o show. Programas de televisão e radio comentavam com euforia os resultados deixando a empresa em evidência e na frente de suas concorrentes como a NWA (National Wrestling Alliance) e a AWA (American Wrestling Association). Os resultados da primeira WrestleMania foram ótimos, até melhores do que Vince imaginava e logo eles começaram a preparar e se organizar para a edição do próximo ano.

Veja também:  Cobertura: RAW - 23/07/2018

A WrestleMania 3 foi o evento definitivo para que o PPV se tornasse um fenômeno. A terceira edição bateu recorde de público tendo 93,173. Para terem ideia como o evento foi um sucesso e consolidou a WrestleMania como maior evento de Pro-Wrestling da história, esta marca de publico só foi ser batida em 2010 pelo show da NBA All Star Game. WrestleMania 3 é considerado o auge dos eventos voltados ao Wrestling dos anos 80. WWF gerou 1.6 milhões em vendas de ingressos e quase um milhão de fãs assistindo em circuito fechado de televisão localizado na América do Norte. Número de pessoas assistindo via PPV foi contado em milhões.

A receita gerada pelo evento foi estimada em 10.3 milhões, batendo recorde para a época. Inclusive, Vince disse que quando foi dar boas vindas ao público no início do evento, ele sentiu o espirito de seu pai Vincent J. McMahon que havia morrido 3 anos atrás. Está edição contou com 12 lutas, entre elas Ricky Steamboat vs Randy Savage pelo Intercontinental championship, The Honky Tonk Man vs Jake “The Snake” Roberts  e a icônica luta entre Hulk Hogan vs André the Giant pelo WWF Championship tomando espaço no Main Event do show.

Veja também:  Stephanie McMahon anuncia PPV totalmente feminino

Depois do enorme sucesso do show, a historia se torna um pouco obvia. O monstro (no sentido bom heim) continuou se alimentando e crescendo, até se tornar a potencia que é hoje, servindo de inspiração para diversas companhias de Pro-Wrestling no mundo inteiro.

WrestleMania tem sido o palco dos maiores acontecimentos dentro da WWE, por ter se tornado o evento de maior visibilidade e mais rentável da empresa, tudo é pensado com muito cuidado para que o evento sempre seja um enorme sucesso e principalmente bata recorde de publico. Muitas lutas grandiosas tomaram foco dentro do maior palco de todos. Shawn Michael lutando com Razor Ramon em uma Ladder match pelo intercontinental Championship, André The Giant vs Hulk Hogan pelo WWF World Heavyweight Championship. A streak de The Undertaker e também sua derrota para Brock Lesnar, sendo esta a luta que ninguém previa nem a mínima possibilidade de ocorrer uma derrota pelo lado do Deadman. Inúmeras Money in the Bank Ladder match com Shelton Benjamin pulando do topo de uma escada, com Edge aplicando um Spear em Jeff Hardy pendurado na maleta.

São muitos momentos marcantes para nós fãs dessa arte chamada Wrestling e muitos desses momentos estão em alguma edição de uma WrestleMania. O que torna o evento tão grande e esperado por todos, seja pelas feuds, seja por algum momento especial, ou a presença de atores, atrizes ou ex-superstars (cof cof The Rock). A Road to WrestleMania sempre é algo que nos surpreende e definitivamente a melhor época do ano, mesmo tendo alguns erros aqui ou ali, não deixamos de acompanhar, afinal é WrestleMania!!!

E para você? Qual foi o “WrestleMania Moment” que mais lhe marcou? Não deixe de comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cobertura: RAW – 02/04/2018

Wrestlemania 34

Combates do kickoff da Wrestlemania revelados